De Tudo um Pouco

Vídeos

Doenças graves podem apresentar sintomas na boca

O tratamento dentário também pode diagnosticar doenças graves no corpo. Segundo a cirurgiã dentista Regina Bregalda, a boca é o lugar mais contaminado do organismo e doenças como aids, anemia, bulimia, cirrose hepática, leucemia e outros tumores podem ser diagnosticadas por uma análise da região bucal.

“Tudo que acontece na boca pode ter consequências no corpo. Algumas doenças que estão acontecendo podem dar sinais na boca. Muitas vezes, a gente não tem o hábito de olhar a boca. Somente quando tem algo incomodando e doendo. Quando você faz uma consulta de rotina, pode aparecer um sinalzinho e o dentista tem que estar treinado para ver isso também”, explica Regina.

Uma das doenças que acometem o corpo é a sífilis, que tem seus primeiros sinais na região bucal. A cirurgiã dentista explica que podem aparecer tumores com feridas de difícil cicatrização. Outra doença é a leucemia. “A leucemia dá sinais na boca. São fases prematuras que podem ser diagnosticadas e fazer com que a pessoa saiba o que está acontecendo no organismo dela”, afirma.

A cirurgiã diz que, no caso da leucemia, há o aparecimento de necroses, ulcerações, deixando a borda da gengiva amarelada e inchada. Até mesmo problemas no estômago podem ser diagnosticadas pela boca. “Pessoas que têm refluxo também. O refluxo traz o ácido clorídrico, que é usado na digestão no estômago. Esse ácido vai destruir os tecidos do dente e causar erosões na mucosa. Se chegou a causar a destruição em boca, imagina o resto do sistema de onde está subindo esse ácido”, explica Regina.

Confira:

Comentários

:

: