De Tudo um Pouco

Vídeos

Entenda a relação entre obesidade e diabetes

Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que mais de 16 milhões de brasileiros têm diabetes. A doença, caracterizada pelos altos níveis de açúcar no sangue, é responsável pela morte de quase 72 mil pessoas por ano em todo o Brasil. O excesso de peso afeta 54% desse grupo, já a obesidade outros 20%.

“A pessoa, quando está acima do peso, possui uma maior quantidade de células gordurosas no corpo. A diabetes ocorre quando a glicose no sangue aumenta o seu nível. Para que essa glicose seja controlada, é necessária uma quantidade de insulina. O problema é que as células gorduras criam resistência no corpo a essa insulina, permitindo o aparecimento da diabetes”, explica o cirurgião Bruno Sander.

Segundo Sander, as formas mais tradicionais de se descobrir a doença (ou uma predisposição) é por meio dos exames clínicos. A glicemia de jejum (exame de sangue rotineiro), a glicohemoglobina e o exame da curva glicêmica são apontados como as melhores formas de se medir a quantidade de glicose presente no sangue.

“Comer é um prazer, uma coisa muito boa. Mas o problema é que, hoje, a oferta de alimentos é de refeições que não são saudáveis. Você vai em uma praça de alimentação de shopping e o que mais se encontra são sanduíches, frituras, alimentos gordurosos que todos nós sabemos que são fatores de risco para a obesidade”, diz o cirurgião. Sander recomenda que a melhor forma de prevenir a diabetes é mudar a alimentação e praticar esportes regularmente.

Assista:

Comentários fechados.