“Nessa época do verão as descargas elétricas incidem mais”, afirma aspirante

O Brasil é o país com maior número de descargas elétricas em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dos 3,15 bilhões de raios que golpeiam a Terra e seus habitantes durante um ano, 100 milhões deles vêm desabar em terras brasileiras. Apesar disso, algo que surpreende é que 90% dos raios do mundo têm carga negativa, sendo que, os mais destrutivos são os positivos.

Inicialmente, as descargas elétricas estão associadas aos trovões e relâmpagos. Para se proteger nas residências, os para-raios, criado no século XVlll, é um item que beneficia contra esses problemas da natureza, sendo colocados normalmente nos telhados das casas.

Para as pessoas que não tiverem esse utensílio, vale recorrer aos benefícios mais simples. Segundo o aspirante do Corpo de Bombeiros Douglas Constantino quando estiver em um período chuvoso, o melhor a se fazer é procurar um carro para se proteger: “A melhor recomendação é ficar deitado ou na posição fetal, agachado ou sentado. Se estiver próximo de um carro lembre da blindagem eletrostática. Dentro dele é o melhor lugar para ficar”, conclui.

Assista: