Mitos e verdades sobre a gravidez

  • Nenhum comentário
  • Vídeos

No período da gestação, tanto a mulher quanto o homem têm muitas dúvidas em relação aos cuidados que devem ser tomados com a mãe e com o bebê e ao comportamento dos pais durante e depois da gravidez.

É importante que a gestante saiba que:

Vacinação durante a gravidez não causa dano ao bebê, mas a gestante deve estar atenta às vacinas que não devem ser tomadas no período da gestação, como a vacina contra febre amarela e rubéola.

Se o primeiro filho nasceu por cesariana, o segundo poderá ser por parto normal.

O uso de cigarro faz mal na gestação. Além disso, pode gerar uma série de problemas à saúde do bebê recém-nascido devido ao odor e às substâncias que compõem o fumo.

Durante a gravidez, a pele fica mais sensível ao sol. Por isso, é necessário o uso de protetor solar adequado. Ainda assim, manchas podem aparecer, não devido à exposição à luz solar somente, mas, também, devido a hormônios que podem ajudar na alteração do metabolismo da melanina, proteína que confere pigmentação à pele.

Durante a gestação, há mais sangue circulando no corpo da gestante, o que leva à dilatação do organismo como um todo. Por isso, algumas grávidas ficam mais sensíveis a mudanças climáticas e sentem mais calor.

A gestante não tem que comer por dois. Comer bem não significa comer muito. Ela precisa ter uma alimentação balanceada, com frutas, legumes e verduras e saudável, para que nem ela nem o bebê sofram com a obesidade.

Essas são algumas verdades e alguns mitos desvendados relacionados à gravidez. O DE TUDO UM POUCO recebe o ginecologista Talvanes Parízio, que tira mais dúvidas comuns a respeito de cuidados, desejos e comportamento na gestação.

Assista: