Você é ciumento?

  • 4 comentários
  • Vídeos

É provável que você já tenha sentido ciúme de alguém.

Para o ciumento, um olhar, uma palavra e até um simples aceno de mão podem significar muito mais que gestos despretensiosos. E tudo isso incomoda muito.

O psicanalista Guilherme Torres explica que, na cabeça do ciumento, “aquele alguém” disputa o mesmo espaço. “A tendência é de tentar eliminar o agente ameaçador”, diz.

Assista:

E na internet a coisa piora…

As fotos antigas parecem suspeitas demais. Os recadinhos ganham ares de segundas intenções. E, assim, bisbilhotando e desenvolvendo interpretações próprias, o ciumento alimenta um monte de incertezas com suposições que, muitas vezes, não se confirmam. “Uma frase pode ter duplo sentido e, consequentemente, fazer com que as pessoas julguem mal os outros”, observa o advogado e especialista em redes sociais Alexandre Atheniense.

Por que as interações na internet costumam abalar tanto alguns relacionamentos? O psicanalista Guilherme Torres chama a atenção para o fato de as relações no mundo virtual serem posteriores às relações fora da grande rede. “É a internet que tem que se adaptar ao nosso status quo”, defende.

Assista:

Ciúme e traição

É a traição que chama o ciúme ou o ciúme que gera a traição? Não há resposta que se aplique a todos os relacionamentos. Mas, segundo explica Guilherme Torres, uma coisa é certa: o ciúme está sempre atrelado ao medo.

Assista: