O caminho para a anorexia

  • Nenhum comentário
  • Vídeos

O anoréxico tem uma percepção distorcida sobre o próprio corpo, se vendo mais gordo. Por isso, insiste em manter o peso corporal abaixo dos níveis esperados.

Para compreender melhor o quadro e os critérios da anorexia, o psicanalista Guilherme Torres explica a diferença entre fome e apetite. “Anorexia é uma falta não de apetite, mas de fome mesmo”, afirma. Isso porque a fome está relacionada a uma necessidade biológica, de sobrevivência; e o apetite é uma demanda psíquica, mais relacionada a vontades.

Assista:

A cabeleireira Márcia Amaral conta como teve anorexia. Ela era cobrada pela família e pelos amigos para que voltasse a ter o mesmo corpo depois da primeira gravidez, aos 17 anos. Começou a fazer dietas e tomar remédios no período da amamentação, fazia musculação e tomava só água. Hoje, Márcia considera tudo isso como uma loucura: “foi uma neurose de mostrar para o povo que eu estava bem”.

Saiba quais foram os reflexos desse problema:

Onde está o problema?

O psicanalista Guilherme Torres analisa que o foco do problema está na ausência de amor, isto é, as pessoas precisam se sentir amadas e aceitas. “É uma demanda de estar sendo aprovada aos olhos do outro”, afirma. “A pessoa se aliena do seu próprio desejo e vive em função do desejo do outro”, acrescenta.

Assista: