Bate-Papo

Vídeos

Educação: tarefa dos pais ou da escola?

Há quem diga que a educação das crianças é responsabilidade da escola, da família e até mesmo da igreja. Professores reclamam de adolescentes rebeldes, pais querem que os educadores corrijam os filhos e vice-versa. O BATE-PAPO reúne pastores e especialistas para discutirem o assunto.

Para a pedagoga Vanessa Almada, a educação é, em primeiro lugar, tarefa dos pais. “Nós, diante de Deus, somos responsáveis e responderemos sobre a criação dos nossos filhos. A escola pode ser parceira”, acredita a pedagoga. Ela defende também que os pais devem escolher escolas não só pelo que ela oferece academicamente, mas também pela filosofia da escola.

“Seria muito fácil e prático transferir a responsabilidade para escola. Deve ser uma parceria da escola e família, um cooperando com o outro”, acredita pastora Nilda Helena, da Igreja Batista Missão da Fé.

O pastor Maurilio Ribeiro da Silva, professor de teologia e filosofia, menciona a Constituição Federal, que fala que a educação é um dever e direito de todos. “É um dever do Estado, da família e da sociedade. Não seria só dos pais ou só do estado. Aí está embutida a igreja também”, defende o pastor.

Os convidados comparam as escolas de anos atrás com as atuais. Falam sobre a posição que os pais precisam tomar diante da educação dos filhos e sobre a necessidade de que os pais respeitem a figura do professor.

“Se a gente observar os simples princípios e inculcar isso na mente dos nossos filhos, tudo dará certo. A escola será beneficiada, os filhos e a própria família”, defende a pastora Nilda Helena.

A pedagoga Vanessa Almada questiona o desejo dos pais de serem ensinados pela igreja. “A igreja está aberta para ajudar os pais, mas será que os pais querem?”, questiona.

Assista:

1 Comentário

  • 10.08.12
    marcilene

    tenho 3 filhas adolescentes e não sei como lidar com elas, elas vão a igreja e a todas as progamações da igreja, mais nunca tem compromisso em se comportarem durante os cultos e sinto que elas parecem não terem se convertido verdadeiramente ainda o que devo fazer?Espero pelo tempo delas ou cobro compromisso da parte delas?Porfavor me ajudem. Oque o pastor Marcio diz sobre a criação dos filhos e o que fazer pra ter filhos tão de Deus como os dele são.