Bate-Papo

Vídeos

Cristão e música secular

Por meio da música, é possível traduzir sentimentos. Melodia, harmonia, e ritmo podem ser tão envolventes que são capazes de atrair apreciadores desde o primeiro acorde.

Será que ouvir ou cantar uma canção que não faz uma referência explícita a Deus pode ser considerado um pecado que contamina o coração ao ponto de desviá-lo da salvação?

“Eu penso que, se uma pessoa que se afastou do evangelho por causa de uma música, teve uma experiência muito superficial com Deus. Adoração é o estilo de vida, não é só música”, pontua Geraldo Silva, jornalista e pastor da Igreja Caverna de Adulão, em Belo Horizonte (MG).

Convidados do programa BATE-PAPO levantam essas e outras questões sobre música secular e adoração.

Assista:

15 Comentários

  • 06.06.12
    Geci

    Paz ! Gostsria de saber relente se nos evangélicos deveríeis ou nao curtir musicas seculares ?

  • 06.07.12
    Deliene Cristina Grossmann

    Gente, gostaria de parabenizar vcs por esse debate. Realmente muito bom!!!
    Particularmente, parabenizo tbm a participação do pastor Geraldo, com seus comentários sempre pertinentes e fundamentados. Muito bom…

  • 06.07.12

    O comentario do marcio foi pra mim perfeito!!!!

    Temos que levar o amor de Deus pregar o evangelho e não misturar com as coisas do mundo,Acredito que Jesus pregava seu evangelho com maravilha,Hoje a palavra diz vigiai e orai!!! também penso que o comentario do pastor Geraldo Silva, jornalista e pastor da Igreja Caverna de Adulão que disse “afastou do evangelho por causa de uma música, teve uma experiência muito superficial com Deus” é equivocado ele é pastor e tem que conduzir suas ovelhas nem todo mundo que está na igreja está firme com Deus,um novo convertido uma pessoa buscando melhoras,não pode simplismente pensar que todo mundo que está na casa do Senhor está firme,esse tipo de debate é válido mas a Palavra de Deus tem que ser nosso alvo,não dápra misturar as coisas de Deus com as coisas seculares.,”Fazer o evangelho de Cristo na terra acontecer”É possivel ganhar almas pro senhor é muito possivel falar de Deus sem precisar seguir as coisas do mundo!!Um grande abraço e Deus é nossa prioridade sempre =)

  • 06.07.12

    Quero Agradecer a Deus pelo programa que foi importante na minha vida,e me fortaleceu ainda mais na Palavra de Deus!!!! Aonde está o seu tesouro ali está seu coração”Meu coração está em Deus!!
    Respeitando sempre a opnião de todos”!!! Leia a palavra de Deus!!! =)

  • 06.07.12
    André Chacon

    A Paz do Senhor Jesus.
    Creio que depois que vimos a luz (Jesus), que Ele nos resgatou das trevas, passamos a abominar as trevas.
    Bossa Nova, Tom Jobin, creio que idolatra outras coisas que não Deus. Idolatram a carnalidade na verdade. “Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça”, como assim? Nem me convém olhar , sou santo em Cristo, sou separado. Nem pensar música secular.
    Outra coisa bem importante, Deus está “preocupado” sim se o adoramos ou não, e “louvor”, diferente de “música” como dito aí pelo irmão, tem que ser direcionado sim a Deus.

    Todo o louvor a Ele.

  • 06.09.12
    Alessandro Nascimento de Souza

    Música é música. Nunca será impura ou pecaminosa em si mesma. Devemos analisar o conteúdo e a partir daí saber se podemos ouví-la ou não. É uma questão de discernimento e bom senso. Há músicas que consideramos evangélica e não mencionam Deus explicitamente nem fazem referência indireta a Ele, mas são consideradas evangélicas por serem interpretadas por cantores ditos gospel, e no entanto não as discriminamos.
    Penso que se uma música secular não contem nenhum tipo de mensagem que contrarie minha fé e minhas crenças, não há problema nenhum em ouví-la.
    Eu, por exemplo, sou fã de Vanessa da Mata, Paula Fernandes, Adele. Eles usam a música pra falar de seus sentimentos e experiências. Qual o pecado em ouvir isso? Nenhum!
    Fiquem na paz!!!

  • 06.12.12
    Bruno

    É…. vou curtir e michel teló “assim vc me mata” … o que é inspirado por Deus edifica varão… A questão de quem faz o trabalho de cristo com pecado por trás… é problema dele com Deus… agente tem que procurar seguir o máximo a vida com cristo… ENTENDO que não seja de alguém pecador julgar cada pessoa com sua vida… MAS se hoje escuto uma musica amanhã to escutando mais uma… quando vai se ver to escutando é tudo secular… e aquilo começa a envolver minha mente…[É o que mais acontece]…. Agora falar comigo umas coisas do tipo “ME FALA QUE COMO O ACORDE DE DÓ é diferente de um secular” é a mesma coisa de falar que o alfabeto não dá pra diferenciar do que é secular… MAS… aí que existe a diferença… A+B é ab
    ou seja… com o alfabeto vc forma a frase ou palavra que quiser… sendo ela PROFANA ou não… a mesma coisa da musica… DÓ + MI + SOL é uma harmonia que vai forma OUTRA coisa…abração….[CADA UM SABE O PESO DE O QUE PRA ELE É OU NÃO PECADO… PEÇA DIREÇÃO DO ESPIRITO SANTO PARA SUAS DECISÕES]

  • 06.14.12
    vivian

    Acho que deveríamos nos perguntar,pq todo musico que é chamado por Deus é separado do mundo secular?(em se tratando de música, claro).Uma música com poemas rômanticos,não tem mal nenhum,não tem mesmo.Mas eu recomedno por experiência própia,cuidado com que canta…cuidado com a sutileza das palavras…..Eu,líder de louvor,fascinada por música,canto o dia todo confesso que tenho muitas restrições em relação a letras,mas com melodias eu sou até mais liberal….
    Acredito que amúsica tem sim um poder muito grande de influenciar,e pode sim te desviar dos caminhos do Senhor,lentamente…..essa é a minha opinião…….

  • 06.14.12
    Ceciti

    De onde vem a inspiração? Acredito q existam 2 fontes: uma do céu outra do inferno. Simples assim.

    O reino de Deus é tomado à força e é mt fácil aplicar a Bíblia ao q nos for conveniente.

    Satanas é o maior expert em música minha gente e ele sabe sutilmente como envolver emocionalmente a pessoa mais crente q seja.

    Uma coisa é vc produzir música com o sentido de realmente adorar a Deus. Outra coisa é vc ouvir músicas q se n foram criadas no céu, simplesmente foram criadas no inferno.

    Isso é um fato gente, ficar se justificando é mt fácil. O argumento de q se escuta músicas seculares pela qualidade técnica é outra coisa mt conveniente.

    Se vc é filho do criador da música não precisa recorrer a satanás em busca disso… a fonte, a melhor fonte é o Senhor!

    p.s.: Cantares n é música secular, esses canticos tiveram inspiração divina!!! O mesmo para os canticos de guerra dentre outras composições feitas pelo povo de Deus.

    Lembrem: Jesus andava com salteadores e prostituas, mas ele não roubava nem se prostituia para ganhar aquelas almas… sigam o Mestre e td ficará mais claro.

  • 01.06.13
    Aline

    Realmente os cristãos, muitos que estão a frente da obra não estão lendo a bíblia, e acabam apostatando-se da fé, pregando heresias.

  • 01.12.13

    O programa balaio. E massa que deus cont. Abencoando fica napaz

  • 01.21.13
    Maxwell Morais

    O problema em si não é se a música fala de Deus ou não, mas a fonte. Se o artista não tem em seu coração o desejo de adorar a Deus com as suas artes, ele esta adorando a quem? É possível separar isso? Para mim, a ideia de trazer isso para dentro da igreja, quando eu digo igreja eu me refiro a nós mesmo como templo do Espírito Santo é uma ideia muita arriscada. Tipo: 1 corintios nos fala que se quer comais ou bebais ou façais qualquer outra cousa fazei TUDO para glória de Deus!.. Falei e volto a repetir, o problema não é se é poema, ou sei lá, qualquer o outra coisa, o problema é a fonte. Essa fonte é pura? É agradável aos olhos de Deus? Pode um homem servir a 2 senhores ao mesmo tempo? Se ele não servi a Deus, ele servi a quem? Eu vou trazer isso pra dentro da minha casa, me alimentar disso.
    Vejo que muitos crente se encontram fracos na fé e inconstantes no Reino de Deus por causa desse tipo de pensamento.

  • 01.21.13
    Maxwell Morais

    Outra coisa: Por trás de toda música existe um sentimento. Você não pega uma guitarra ou qualquer outro instrumento e simplesmente toca por tocar. Existe uma motivação, uma razão, um propósito, e se esse propósito não for tão somente o de adorar a Deus até mesmo quando vc estiver estudando, saiba que Deus não esta se agradando.

  • 01.31.13
    Mário

    Vou ser franco…..rs
    Creio que esses camaradinhas estão precisando orar um pouquinho…rs
    Kd o brilho do Espirito Sando em suas vidas…???

  • 02.17.13
    leandro

    muito bom e esclarecedor, porém não podemos denominar que foi um debate. pois todos os convidados tinham a mesma linha de pensamento.
    Mas valeu.