Bate-Papo

Vídeos

Consumo e planejamento financeiro

Gastou o que podia e o que não podia nas compras de natal, comemorações de réveillon e viagens de férias? Tem gente que se empolga tanto com as gratificações de fim de ano que se esquece dos compromissos financeiros do ano que se inicia.

“Sem problemas, parcelei em várias vezes!”, você pode argumentar. Mas o parcelamento pode ser justamente o grande vilão da sua vida financeira. Quem explica é o economista e diretor de desenvolvimento de novos negócios da Belotur, Gelton Pinto Coelho: “a pessoa olha o tamanho da prestação e não quantos meses vai pagar”. E, sem o controle do número de prestações, é possível que parcelas distintas se acumulem em um mesmo momento. Bola de neve na certa.

O economista ressalta, no entanto, que o consumo precisa acontecer, pois é o que “mantém o número de empregos que a gente tem hoje”. E deixa o alerta: “consumir é extremamente importante, mas com responsabilidade e planejamento”.

Assista:

Veja também:
Aprenda a controlar suas finanças
Planilha para controle de gastos

Planejamento

Não sabe como organizar sua vida financeira? O primeiro passo, conforme explica o economista Gelton Pinto, é traçar um diagnóstico da situação financeira atual, mensurando o valor das dívidas pendentes, para, a partir disso, buscar soluções.

Inês Moreira Silva, coordenadora de um curso de finanças, enfatiza a importância de um planejamento para que se gaste sempre menos do que aquilo que se ganha. No vídeo abaixo, ela deixa algumas dicas seguidas de conselhos bíblicos para uma vida financeira saudável.

Confira:

Carregando...


Artigos Relacionados

  • Nenhum artigo relacionado foi encontrado

Comentários

:

: