Entrevista com Telo Borges

Compart. 0

Alex Passos entrevista o músico, cantor e compositor Telo Borges. Irmão de Lô, Márcio e Marilton Borges, componentes do saudoso Clube da Esquina – grupo de músicos, cantores e compositores que se reuniam em uma esquina do bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte (MG) –, Telo iniciou a carreira aos 11 anos de idade, tocando piano no álbum “Milagre dos Peixes”, de Milton Nascimento.

O garoto pianista fez trilhas para teatro e, rapidamente, garantiu lugar nas bandas de Toninho Horta, Wagner Tiso e do irmão Lô Borges.

Em 1978, compôs uma canção que se transformou em um clássico da música mineira e brasileira, “Vento de Maio”, gravada, inicialmente, por Lô no álbum “A Via Láctea” e, um ano depois, eternizada na voz de Elis Regina, no álbum “O Trem Azul”. Assim, Telo Borges entrava, definitivamente, para o time seleto dos grandes compositores mineiros e brasileiros.

No início dos anos 80, já com a carreira consolidada, Telo emprestou o talento de músico, tecladista e arranjador a Beto Guedes, com quem permaneceu por mais de 10 anos. Beto Guedes gravou “Alma de Borracha”, composição de Telo, e a canção acabou dando título a um dos álbuns de Beto, gravado em 1987.

Telo Borges tem composições gravadas por grandes nomes da MPB, como Biafra, Flávio Venturini, 14 Bis, Lô Borges e Milton Nascimento, o “Bituca”, com quem ganhou o Grammy Latino 2003 de melhor canção com “Tristesse”, gravada no álbum Pietá, de Milton.

“Tampando o buraco”

Telo Borges conta que um dia foi convidado para se apresentar no Som do Céu, um evento da Mocidade para Cristo. Não queria participar, por achar que era um evento “pra crente”. Mas o cantor não apenas se apresentou no evento como teve a vida transformada a partir daquele encontro.

“Eu tinha um buraco no meu coração que eu queria tampar com drogas, com mulher, com uma porção de coisas. Mas quando eu ficava sozinho aquele buraco abria de novo e aquilo me doía a alma”, lembra. Ao chegar ao Som do Céu, Telo pensou: “é aqui que eu vou tampar meu buraco”.

Confira a entrevista e ouça “Voa Bicho”, primeira composição de Telo e uma das músicas que fizeram parte da trilha da novela Chocolate com Pimenta:

Compart. 0