Com possibilidade de perder visão por volta dos 55, ex-miss se prepara para a maternidade e se mostra confiante no futuro

Compart. 0

 

Miss Minas Gerais e vice-Miss Brasil em 2013, Janaina Barcelos participa de concursos de beleza desde os 8 anos de idade. Ao longo da carreira, já conquistou 22 títulos.

Em 2011, após notar algumas dificuldades para enxergar e depois de tropeçar em um hidrante, ela percebeu que havia alguma coisa errada com sua visão. Foi quando, após procurar um especialista, foi diagnosticada com retinose pigmentar, doença que afeta a retina, responsável pela captura de imagens pelos olhos.

Com o sonho de ser miss, ela precisou se esforçar para memorizar o espaço da passarela para não cair, já que não enxergava bem o chão onde pisava. “Eu não estava preocupada com meu problema, eu estava preocupada com o meu sonho”, diz.

• Veja tembém:
“Eu pensei: como vou caminhar sem tropeçar?”, lembra miss Janaína Barcelos sobre diagnóstico de retinose pigmentar

A experiência com a doença levou Janaina a criar o Instituto Holofotes, uma ONG destinada a divulgar informações sobre a retinose pigmentar e a auxiliar portadores na busca por melhor qualidade de vida.

Recém-casada e grávida de quatro meses, ela não se abala com a possibilidade de perder completamente a visão – o que, para os médicos, deve acontecer por volta dos 55 anos. “O valor da vida é muito mais importante”, diz.

Assista à entrevista:

Compart. 0